Nas sessões de tratamento, são empregados diversos métodos terapêuticos com o intuito de promover a saúde e bem-estar dos pacientes. Entre esses métodos, destacam-se a mobilização e manipulação articular, a liberação miofascial, a facilitação neuromuscular e a mobilização neural. Cada um desses enfoques terapêuticos traz benefícios específicos para o corpo.
Um dos principais objetivos dessas sessões é aumentar a flexibilidade dos músculos, cápsulas, ligamentos, tendões e nervos. Por meio de técnicas adequadas, busca-se promover o alongamento e a elasticidade dessas estruturas, permitindo maior amplitude de movimento e prevenindo possíveis restrições.
Além disso, essas sessões visam prevenir ou reduzir aderências e inflamações locais. Esses problemas podem surgir devido a lesões, traumas ou condições crônicas, e podem limitar a mobilidade e causar desconforto. Com os métodos terapêuticos aplicados, é possível trabalhar nesses tecidos de forma direcionada, ajudando a aliviar aderências e reduzir inflamações.