Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação

Linha do Tempo

manter esse
Década de 50

“ABBR ... Quem passa pela Rua Jardim Botânico, vê ali um muro branco, um grande portão aberto pelo qual se vislumbra um modesto barracão. É o número 660. Nem de longe poderá alguém supor que lá dentro se abriga uma das mais beneméritas instituições desta cidade. É a ABBR, ou melhor, a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação que vela carinhosamente pelos paralíticos, em sua maioria crianças vítimas da paralisia infantil. Sem distinção de raça, côr, idade ou posição social. Lá todos se misturam como sofredores, como infelizes que tiveram a desdita de vir ao mundo perfeitos e a maldita enfermidade privou-os de um simples direito - o de andar.

Dentro em pouco, espero, a ABBR terá dois sócios fundadores beneméritos. São Fernando Lemos e Percy Murray, a dupla sagrada da casa, sem embargo da gratidão que se deve a todos que por ela trabalham no sacerdócio da bondade. A ABBR, pois, pela sua finalidade humanitária também merece uma chuva de dádivas, que estou certo, não tardará.”

A ABBR nasceu modesta. Foi na ABI, em sessão pública, que Fernando Lemos a lançou. No gênero, com base científica nada existia. Hoje existe servida por um corpo de médicos especializados que trabalham e se dedicam de alma e coração, gratuitamente. Diz um ditado popular que quem trabalha de graça é relógio de bôbo porque trabalha de graça... Pois os médicos da ABBR trabalham de graça e não são bobos.

São beneméritos da dedicação com que concorrem para o “Deixai vir a mim as criancinhas” livres das muletas e das cadeiras de rodas a que estavam condenadas pela vida afora.

Sr. Floresta de Miranda
JORNAL CORREIO DA MANHÃ
05 de junho de 1954
(mais tarde ele passou a fazer parte da Diretoria da ABBR)

1954

Fundação da ABBR

Na data de 05 de agosto de 1954, o arquiteto Fernando Lemos e o grande empresário Percy C. Murray congregaram um grupo da elite social do Estado em torno do nobre ideal de proporcionar aos deficientes físicos um atendimento médico diferente, englobando todas as modalidades de assistência médico-social, até a conquista de sua independência e consecução de emprego remunerado.

1956

Formação profissional da 'ª turma de Fisioterapeutas e Terapeutas

Ocupacionais pela Escola Nacional de Reabilitação, instituída pela ABBR.

1957
1957

Inauguração do Centro de Reabilitação.

Na foto ao lado, o Presidente da República Juscelino Kubitschek e sua esposa, juntamente com a Sra. Malú R. Miranda, representante da ABBR, na inauguração do Centro de Reabilitação.

1957 2
1957

Sra. Malú da Rocha Miranda, primeira presidenta das Legionárias, com Sra. Marisa Murray e outras voluntárias em um Bazar Beneficente em prol da ABBR em novembro de 1958.

DÉCADAS DE 60 E 70
Décadas de 60 e 70

Dr. Jorge Farias, Dr. Edmundo Hass, Dr. Oswaldo Pinheiro Campos, Dr. Hilton Baptista, acompanhados pelo Dr. Fernando Lemos e seu filho José Maria, fonte de inspiração para a criação de aparelhos de fisioterapia da época.

DÉCADAS DE 60 E 70
Décadas de 60 e 70

A Escola de Reabilitação e o Centro de Reabilitação da ABBR nasceram sob a inspiração da filantropia com o concurso diuturno e gratuito para muitos médicos que, ao longo de décadas, militaram, formando os novos profissionais, no atendimento médico de pacientes carentes de reabilitação.

DÉCADAS DE 60 E 70
Décadas de 60 e 70

Na foto ao lado, Dr. Albert Sabin, Cientista (in memorian), em visita à ABBR, em 1963, em companhia do Dr. Hilton Batista (in memorian) e do Dr. Oswaldo Pinheiro Campos (in memorian).

DÉCADAS DE 60 E 70
Décadas de 60 e 70

Em constante progresso a ABBR através de suas instalações sempre inovou no atendimento. As Legionárias têm tido participação importante na história da ABBR.

DÉCADAS DE 60 E 70
Décadas de 60 e 70

Na foto ao lado, Dr. Pedro Bloch e as Legionárias.

DÉCADAS DE 60 E 70
Décadas de 60 e 70

Visita às instalações da ABBR, do Rei da Suécia Carlos Gustavo e a Rainha Silvia, em abril de 1984, acompanhados pelo Dr. Hilton Baptista.

1999
1999

Prêmio Nacional de Direitos Humanos

1º lugar na Categoria “organizações não governamentais”, instituída pelo Governo Federal através do Ministério da Justiça.

2000
2000

Em cerimônia na Embaixada da Espanha, em Brasília, a ABBR recebe do Rei Juan Carlos de Borbon Y Borbon e da Rainha Sofia de Grécia Y Hannover, doação de cadeiras de rodas.

2002
2002

Reinauguração da Oficina Ortopédica com novas instalações e maquinário.

2004
2004


A ABBR completou em 05 de agosto de 2004, 50 anos. Nesta data foi lançado pelos CORREIOS, um carimbo comemorativo.

Jornal Extra 06/08/2004 - Destaque sobre os 50 Anos da ABBR

2004
2004

Jornal Extra 06/08/2004 - Destaque sobre os 50 Anos da ABBR

2006
2006

Ao Centro Dr. Deusdeth do Nascimento. Ao seu lado esquerdo a Princesa da Jordânia, Sra. Sarvath El Hassan Bin Talal e Sra. Marisa Murray e ao seu lado direito a Presidenta das Legionária, Sra. Lygia Lowndes.

2008
2008

Reinauguração do Centro de Reabilitação com novas instalações e equipamentos.

2009
2009

ABBR completa 55 anos com inauguração da Fábrica de Cadeira de Rodas, que só foi possível com a doação de equipamentos através do Rotary Club.

2009
2009


ABBR completa 55 anos com inauguração da Fábrica de Cadeira de Rodas, que só foi possível com a doação de equipamentos através do Rotary Club.